Obesidade/excesso de peso e a correlação com o câncer de mama
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente em todo o mundo e acomete principalmente mulheres, no entanto homens também podem ser vitimas dessa doença. Segundo o INCA, os fatores de risco que podem levar um indivíduo a desenvolver o tumor mamário é multifatorial, dentre elas:
- menarca precoce (mulheres)
- idade, a incidência aumenta após os 50 anos
- fatores genéticos
- obesidade/excesso de peso.
Na obesidade/excesso de peso um hormônio chamado de leptina, responsável pela regulação energética e pela saciedade encontra-se alterada.
Alguns estudos associaram a leptina com a ocorrência de câncer de mama. A partir disso uma revisão de literatura e meta-análise realizou a associação entre os níveis séricos de leptina e os riscos do desenvolvimento do câncer de mama.
Essa meta-análise buscou investigar o papel da leptina no câncer de mama e encontrou 35 estudos relevantes até setembro de 2017.
Os resultados observados mostraram uma associação significativa entre câncer de mama e níveis de leptina sérica em pacientes com sobrepeso e obesos (IC 95%) . Além disso, a análise do subgrupo de status menopausa revelou uma associação significativa em mulheres na pós-menopausa. E identificamram uma associação significativa entre o câncer de mama e os níveis séricos de leptina em mulheres chinesas.
Os resultados desta meta-análise sugeriram que a leptina poderia ser um biomarcador potencial para o risco de câncer de mama em mulheres, especialmente sobrepeso / obesidade ou mulheres na pós-menopausa. Portanto, pode ser útil para identificar indivíduos com alto risco de câncer de mama que possam se beneficiar de tratamentos preventivos.
Association between serum leptin levels and breast cancer risk: An updated systematic review and meta-analysis.
Medicine (Baltimore); 97(27): e11345, 2018 Jul.
Artigo em Inglês | MEDLINE | ID: mdl-29979411
Comentários
Postar um comentário